Dia do planeta: Economia circular, mudanças no sistema de produção, upcycling e consumo

Atualizado: 13 de Set de 2018


Materias primas de reuso

Aproveitando o dia do planeta, pensando sobre o que esta data representa, imaginamos comentar um pouco sobre Economia circular. Sabemos da necessidade de mudar os sistemas de produção e consumo, para tanto, buscamos estabelecer formas comunicar e fazer estes conceitos e vontades realmente se tornarem ações.

A Economia Circular é a estruturação das ideias já crescentes de um mundo sustentável, um novo conceito que organiza os 5 r´s da sustentabilidade, redução, reutilização, recuperação, recusa e reciclagem de materiais e energia.

Essa imagem ajuda bastante a entender:



Infográfico de economia circular

A economia circular se opõe a Economia Linear, introduzindo novos fluxo de renovação, possibilitando a construção de um novo paradigma, em que o consumo de recursos é reduzido e ainda assim temos crescimento econômico.

Fortemente inspirada na natureza e seu processo continuo de reabsorção, a Economia Circular é mais do que gestão de resíduos e reciclagem. Ela atua desde da redefinição de processos e produtos até a novos modelos de negócios, agregando valor a maximização da reutilização e aumento de eficiência, com consequente redução na extração de recursos e consumo de energia.

Avaliamos nossa estrutura, e vimos que conseguimos hoje, com pequenas ações, começar uma empresa com várias atitudes que se encaixam nesse modelo. Nós decidimos desde o começo que a Delacrux não seria somente uma "fábrica" que lida com uma matéria prima de descarte (no caso as mangueiras de incêndio) mas sim uma marca engajada e preocupada com realmente exercer nossos valores em todos os passos possíveis.

Assim, exercemos o conceito de economia circular em várias fases da nossa estruturação e produção, contribuindo na recolha de material, buscando e separando as mangueiras de incêndio, separando as partes que poderem ser usadas gerando destino final com desperdício mínimo, tratando o material em fim de vida e dando a ele um novo uso. Usamos outras matérias primas de outras empresas para complementar nossos materiais (como na foto acima, onde usamos retalhos de nylon para as divisões internas das carteiras), refletimos nosso design para que ele seja útil, pratico, versátil e durável, evitando a compra de mais materiais para complementar outros usos. Produzimos sob demanda, para garantir que toda a energia de produção seja sempre bem direcionada.

Nós já acreditávamos que uma mudança de paradigma era necessária e este conceito veio para dar sentido em como isso pode ser feito. Temos pensado cada passo nosso para que possamos nos engajar cada vez mais com um mundo sustentável e a economia circular nos trouxe ainda mais tranquilidade no que tange a parte econômica desse ciclo.

Contato 

E-mail: delacrux@terra.com.br

Telefone: 041 99217-1370

Whatsapp: 041 99217-1370

Barrerinha Curitiba Paraná Brasil 

Horarios 

Atendemos com horário marcado, entre em contato para agendarmos um horário  

Institucional 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon