Reciclagem? Reaproveitamento ? Reutilização? UPCYCLING!

Atualizado: 13 de Set de 2018

Quando começamos a pensar nosso trabalho, falávamos em “reutilização” ao invés de reciclagem, pois na nossa visão, não transformávamos o material em outra matéria prima, mas sim em outro objeto, dando a ele um novo uso e valor, agregando personalidade a este objeto. Ainda assim, estávamos usando termos um pouco deslocados e que não conseguiam descrever, com precisão, o valor do nosso trabalho.

O glossário do mundo da sustentabilidade é extenso, quanto mais estudamos e desenvolvemos coletivamente essa tendência, mais há necessidade de diferenciação entre os conceitos.

O termo “reciclagem”, por exemplo, é usado de forma muito ampla e, devido a essas novas definições, por vezes é usado de forma equivocada. Assim sendo:


=> Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido, que não seria aproveitado, com mudanças em seu estado físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo, tornando-o novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em termos mais simples, é tratar aquele material para que ele possa voltar a base do seu próprio ciclo produtivo (no caso re-ciclar);


=> Reutilização é quando o material dispensa reprocessamento. O item não é reduzido as suas menores partes para retornar ao processo produtivo, bastando somente uma higienização ou pequenas modificações, podendo o item voltar a ser utilizado diversas vezes na mesma função (como exemplo, as embalagens retornáveis ou que substituem produtos descartáveis) ou em funções diferentes (por exemplo, transformando um carretel de fio de luz em um móvel).

Então, de repente, nos deparamos com o termo “Upcycling” e descobrimos que era isto que já fazíamos:


=> Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim da vida útil, assim como eles se encontram, como matéria prima para novos itens, agregando valor sustentável, sem a necessidade de gasto de energia no processamento do material.

Evitar desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes, reduzindo o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos, diminuindo o consumo de energia, poluição do ar, poluição da água e até as emissões de gases de efeito estufa.

Esta é a visão da DelaCrux.

Além disso, com materiais que valorizam as matérias primas usadas, difundimos o valor da sustentabilidade e desmistificamos conceitos datados sobre a qualidade e estética de materiais de reuso.

O conceito Upcycling sempre esteve por aí, meio vanguardista e o primeiro registro da palavra é de 1994, ou seja, quase 25 anos atrás. A partir de agora, este conceito transforma-se em atitude nas nossas mãos.



Contato 

E-mail: delacrux@terra.com.br

Telefone: 041 99217-1370

Whatsapp: 041 99217-1370

Barrerinha Curitiba Paraná Brasil 

Horarios 

Atendemos com horário marcado, entre em contato para agendarmos um horário  

Institucional 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon