Sobre mangueiras de incêndio, regras e descarte.

Atualizado: 13 de set. de 2018


Sempre que vamos passear em algum shopping ou supermercado, quando estamos em um edifício com vários andares, podemos observar que há algumas caixas vermelhas contendo mangueiras de combate à incêndio.

Conforme a norma da ABNT (NBR 1186 – de Outrubro de 1988), a definição para a mangueira é “equipamento de combate à incêndio, constituído essencialmente por um duto flexível dotado de uniões”, sendo imprescindível seu uso em condomínios, edifícios, indústrias e grandes indústrias. Existem 5 tipos de mangueira, que são qualificadas por tipo de edifício onde serão necessários, resistência a abrasão, resistência a temperatura, e por pressão de trabalho.

Segundo a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser testada e revisada a cada 12 meses, para garantir seu pleno funcionamento. Devem ser feitos testes físicos que atestem suas qualidades como resistência, integridade e capacidade de fluxo, entre outros aspectos.

Caso não atendam estes requisitos, a mangueira não pode mais ser usada como de combate a incêndio. O descarte pode ser feito em um aterro industrial.

Descarte? Um material de alta resistência e durabilidade não poderia ser, de alguma forma, utilizado ou re-utilizado?

Nossa ideia de usar mangueiras de incêndio que seriam descartadas surgiu devido a acharmos que um material tão resistente deveria ter uma “segunda vida” ainda mais nobre que a primeira. É aí que entra nossa visão, fazendo o upcycling (quer saber mais sobre upcycling? clique aqui), dando uma nova forma e valor a este material, com objetos reaproveitados

Que tal fazer parte disto e, ao mesmo tempo, dar destino certo as mangueiras de incêndio? Coletamos as mangueiras em Curitiba e região metropolitana. Queremos firmar parcerias com empresas, com o registro e acompanhamento das mangueiras, com o reuso correto do material, divulgando seu interesse em reduzir resíduos, aliado ao compromisso de destinar corretamente todo os resíduos e retalhos após o uso. Se houver interesse, entre em contato conosco , que nos aprofundaremos melhor neste assunto.

Diferentes mangueiras de incêndio em diferentes estágios da pré produção
Diferentes mangueiras de incêndio em diferentes estágios da pré produção